Completando o quadro dos quatro institutos que estão divulgando suas pesquisas para presidente, o Sensus informou hoje seu levantamento realizado entre os dias 11 e 13 de outubro.
.
Dilma Rousseff está em primeiro com 46,8% das intenções de voto e uma vantagem de 4,1 pontos percentuais sobre seu adversário, José Serra.
.
Levando em conta a margem de erro de 2,2 pontos percentuais desta pesquisa, a maior entre os quatro institutos, a candidata petista teria entre 44,6% e 49,0%, enquanto o candidato tucano teria entre 40,5% e 44,9%.
.
Embora improvável, pois estaria no limite da margem de erro, este resultado indica um empate técnico na intenção de votos entre os dois candidatos . Dilma poderia ter 44,6% (o limite mínimo indicado pela margem de erro da pesquisa) e Serra poderia ter 44,9% (o limite máximo apontado dentro da margem de erro).
.
.
VOTOS VÁLIDOS - SENSUS
Embora esta pesquisa de intenção de voto indique um possível empate técnico, quando observamos os percentuais de votos válidos divulgados pelo Sensus à vitória ainda é de Dilma Rousseff.
A candidata petista seria eleita, caso a eleição fosse hoje, com 52,3% dos votos válidos contra 47,7% do candidato tucano.
Na margem de erro Dilma teria entre 50,1% e 54,5% dos votos válidos, enquanto Serra teria entre 45,5% e 49,9%.
No caso dos votos válidos, mesmo que a candidata de Lula tivesse o menor percentual possível pela margem de erro, 50,1%, ainda assim venceria o candidato tucano que consequentemente só poderia alcançar 49,9%.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
A pesquisa Sensus traz um possível empate técnico como novidade neste segundo turno das eleições presidenciais.
Pelas datas das entrevistas coincidirem com as do Ibope, ambas realizadas entre 11 e 13 de outubro, é entre estes dois institutos que as comparações se tornam mais plausíveis.
Para o Sensus, Dilma teria 46,8% dos votos (entre 44,6% e 49% na margem de erro). Para o Ibope, Dilma teria 49% (entre 47% e 51% na margem de erro).
Embora os dois institutos tenham resultados para a candidata petista que se encontram nos limites das margens de erro, as diferenças nesta altura da corrida eleitoral acabam por ser muito ressaltadas.
No caso das intenções de voto de Serra, os dois institutos chegaram praticamente ao mesmo resultado. No Sensus o candidato tem 42,7%, no Ibope 43%.
Para finalizar, aconselhamos que estas quatro primeiras pesquisas fossem avaliadas com prudência. É necessário aguardar mais levantamentos para entender o quadro e as tendências de evolução.
Se derem licença para um "chute" deste analista, a diferença está hoje na casa de 5 pontos percentuais favoráveis a Dilma e a intenção de voto na candidata aparenta estabilidade. Porém, Serra vem apresentando um ligeiro crescimento e conquistando os indecisos.
O que virá pela frente é totalmente imprevisível neste momento.
LEIA TAMBÉM AS PESQUISAS: IBOPE, VOX POPULI e DATAFOLHA
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário