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sexta-feira, 15 de outubro de 2010

QUADRO GERAL DAS PRIMEIRAS PESQUISAS

(clique no gráfico para ampliar)
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Terminada a primeira rodada de pesquisas de intenção de voto para presidente neste segundo turno, Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar nos quatro levantamentos e, por óbvio, na média dos quatro. (ver resultados no gráfico acima)
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A candidata petista oscilou entre os 47% de intenção de voto na pesquisa Sensus e os 49% da pesquisa Ibope. Curiosamente estes foram os últimos levantamentos e suas entrevistas foram realizadas nas mesmas datas.
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O candidato José Serra variou entre os 40% do Vox Populi e os 43% do Ibope e também do Sensus.
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Na média das quatro pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi, Dilma aparece com 48% e Serra com 42%.
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Ainda referente à média, os votos Brancos e Nulos perfazem 6% e os indecisos somam 5% (ver abaixo o gráfico completo com as médias).
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A diferença favorável a candidata de Lula sobre o candidato tucano é de 6 pontos percentuais, significando uma vantagem de 8,1 milhões de votos, se considerarmos todos os eleitores com direito a voto, ou de 6,6 milhões, se considerarmos apenas o total de eleitores que efetivamente votaram no primeiro turno.
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Cabe lembrar que só há dois candidatos, caso Serra consiga tirar para si 3 pontos percentuais das intenções de voto que hoje são de Dilma, a diferença entre os dois acaba.
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O candidato tucano também pode recorrer aos indecisos, mas neste caso os 5% não seriam suficientes para a virada. Para Serra vencer é necessário retirar votos da candidata petista.
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MÉDIA DOS VOTOS VÁLIDOS
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Quando retiramos os votos brancos e nulos, e redistribuímos os indecisos de forma proporcional aos índices de intenção de voto de cada um dos candidatos, Dilma Rousseff aparece como favorita a conquistar a presidência, com 53% dos votos válidos (ver gráfico abaixo).
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Aqui cabe uma observação, embora este cálculo para aferir os votos válidos esteja sendo utilizado pelos quatro institutos, à distribuição dos indecisos é uma incógnita em uma eleição com tantas nuances e sujeita a constantes oscilações.
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A partir da segunda rodada de pesquisas, dependendo das variações das intenções de voto, a Vero Pesquisa buscará uma segunda alternativa para este cálculo de votos válidos. Posteriormente voltaremos a este assunto.
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Para encerrar, ressaltamos aqui a importância da segunda rodada das pesquisas, que deve começar nesta sexta com o Datafolha no JN.
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Apesar de lermos e ouvirmos muitas pessoas fazendo comparações dos primeiros resultados deste 2o turno com os levantamentos realizados ainda no 1o turno, isto é, em termos de metodologia de pesquisa, completamente disparatado e sem nenhuma validade.
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O cenário agora mudou, só existem dois candidatos e as escolhas dos que votaram em outros candidatos no 1o turno passam a ser balizadas pelo que as pessoas acreditam ser o melhor ou, em alguns casos, o menos pior dos dois que restaram.
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A votação agora não contará com a escolha de deputados, senadores e, na maioria dos estados, nem com governadores. O tempo de televisão passou a ser igual para os dois candidatos.
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Enfim, estamos em outro momento, com parâmetros diferentes.
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Não estamos nos referindo às análises políticas, claro que há uma continuidade do 1o para o 2o turno, não é uma nova eleição sem nenhuma base. Tanto não é, que praticamente em 90% das eleições realizadas na era da redemocratização brasileira o candidato que venceu no primeiro também venceu no segundo turno.
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A questão das pouco inteligentes comparações reclamada aqui é especificamente referente às pesquisas de 1o e 2o turnos. Estas, por qualquer metodologia séria que se siga, definitivamente não podem ser comparadas.
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Vem daí a extrema importância das novas pesquisas, sem elas não sabemos como as intenções de voto estão evoluindo neste 2o turno. A primeira leva apenas apontou como está o cenário, é a próxima que começará a dar movimento ao quadro.
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Por hora é só.
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