Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PESQUISA IBOPE - 2o TURNO

O Ibope divulgou ontem a noite sua primeira pesquisa para o segundo turno, realizada entre 11 e 13 deste mês, da eleição presidencial.
.
A candidata Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar com 49% das intenções de voto, 6 pontos percentuais a frente do candidato José Serra.
.
A diferença favorável a candidata petista, se considerarmos o total de eleitores em condição de voto, é equivalente a 8,1 milhões de votos.
Levando em conta apenas o eleitorado que efetivamente votou no 1o Turno, a vantagem é de 6,6 milhões de votos.
.
Com a margem de erro Dilma teria entre 47% e 51%, enquanto Serra teria entre 41% e 45%.
.
Assim como aconteceu com o Datafolha e o Vox Populi, esta pesquisa do Ibope, por ser a primeira deste instituto no segundo turno, não permite comparações que indiquem a evolução positiva ou negativa dos candidatos.

.
VOTOS VÁLIDOS - IBOPE

De acordo com esta pesquisa, se a eleição fosse hoje, Dilma Rousseff seria eleita presidente do Brasil com 53% dos votos válidos.
Considerando a margem de erro a candidata petista teria entre 51% e 55% dos votos válidos, enquanto o candidato tucano teria entre 45% e 49%.

COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
Neste momento da corrida eleitoral os institutos que já divulgaram suas primeiras pesquisas de intenção de voto para o segundo turno (Ibope, Vox Populi e Datafolha) apresentaram resultados muito semelhantes.
A intenção de voto em Dilma variou apenas 1 ponto percentual na comparação das três pesquisas (49% no Ibope e 48% no Vox e no Datafolha). A oscilação de Serra foi um pouco maior, 3 pontos (40% no Vox, 41% no Datafolha e 43% no Ibope).
Considerando as margens de erro das pesquisas, não existe diferença técnica entre os três resultados de intenção de voto.
Hoje deve ser divulgada a pesquisa Sensus, que completará o quadro das primeiras tomadas.
As pesquisas nos dizem até este momento que a diferença entre Dilma e Serra, no período de 8 a 13 de outubro, está entre 6 e 8 pontos percentuais pró-petista.
A segunda rodada de pesquisas, que deve começar neste fim de semana, começará a indicar as tendências de evolução ou estagnação dos candidatos. Estes dados serão os mais importantes para configurar os caminhos até 31 de outubro, dia da votação.
Aguardemos, pois.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário