A pesquisa Ibope, realizada entre 25 e 27 de setembro e divulgada hoje, mostra Dilma Rousseff em primeiro lugar com uma vantagem de 23 pontos percentuais sobre o segundo colocado, José Serra.
.
Marina Silva aparece em terceiro, 14 pontos atrás do tucano. Os demais candidatos somados atingiram apenas 1% das intenções de voto.
.
.
O Ibope também fez uma simulação de um possível segundo turno entre Dilma e Serra. Nesta hipótese a candidata de Lula venceria com 55% das intenções de voto contra 32% do candidato tucano. (confira os resultados nos dois gráficos abaixo)
.
.
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Comparada a última tomada deste instituto, a intenção de voto em Dilma manteve-se inalterada, Serra variou 1 ponto percentual para baixo e Marina oscilou 1 ponto para cima.
.
Levando em conta a margem de erro, a candidata petista teria entre 48% e 52% das intenções de voto, o candidato tucano, entre 25% e 29%, e a candidata verde, entre 11% e 15%.
.
.
VOTOS VÁLIDOS
.
Segundo esta pesquisa do Ibope, se a eleição fosse hoje, Dilma seria eleita presidente do Brasil, com 55% dos votos válidos.
.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
Diferente da pesquisa Datafolha divulgada ontem, esta pesquisa do Ibope aponta estabilidade na intenção de voto em Dilma Rousseff.
Os resultados da candidata petista nestas duas pesquisas somente se encontram no limite mínimo da margem de erro do Ibope e no limite máximo da margem de erro do Datafolha, neste caso Dilma teria 48% das intenções de voto.
Cabe ressaltar a diferença de datas em que as entrevistas foram realizadas, as do Ibope começaram no dia 25 e foram até dia 27 deste mês, já as do Datafolha ocorreram somente no dia 27. Em teoria o Datafolha estaria mais atualizado, porém, um meio termo entre estas duas pesquisas parece ser uma opção mais correta para interpretar o quadro atual.
Com respeito à Marina, tanto o Ibope quanto o Datafolha indicam uma subida lenta e gradual. Se a tendência das últimas pesquisas estiver correta, a candidata verde pode alcançar entre 15% e 16% no dia 3 de outubro.
Já o candidato tucano parece estar empacado, com uma ligeira tendência de queda. Também de acordo com as últimas pesquisas, dificilmente ultrapassará os 28%.
O quadro desta última semana pré-eleições está se formando, na análise dos resultados da pesquisa Sensus (divulgada hoje) voltaremos aos comentários.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário