A mais nova pesquisa Sensus, realizada entre 26 e 28 de setembro e divulgada ontem, aponta Dilma Rousseff na liderança com uma vantagem de 21,9 pontos percentuais sobre o segundo colocado, José Serra.
.
Marina Silva aparece em terceiro, 14 pontos atrás do tucano. Os outros candidatos somados atingiram 2,1%.
.
Esta pesquisa testou também a hipótese de um segundo turno entre a candidata petista e o candidato tucano. Nesta conjuntura Dilma venceria com 53,9% das intenções de voto, contra os 34,5% alcançados por Serra.
.
.
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Comparando com a última pesquisa deste instituto, Dilma caiu 3 pontos percentuais, Serra oscilou 0,8 para baixo e Marina subiu 2,7.
.
Levando em conta a margem de erro de 2.2 pontos percentuais desta pesquisa, a candidata petista teria entre 45,3% e 49,7% das intenções de voto, o candidato tucano, entre 23,4% e 27,8%, e a candidata verde, entre 9,4% e 13,8%.
.
.
VOTOS VÁLIDOS
.
Segundo esta pesquisa da Sensus, se as eleições fossem hoje, Dilma seria eleita presidente no primeiro turno, com 54,7% dos votos válidos.
.
INTENÇÃO DE VOTO ESTRATIFICADA POR REGIÃO
- NORDESTE -> Dilma 62% x Serra 17% x Marina 11%
- NORTE/ CENTRO-OESTE -> Dilma 41% x Serra 24% x Marina 18%
- SUDESTE -> Dilma 45% x Serra 27% x Marina 11%
- SUL -> Serra 39% x Dilma 34% x Marina 9%
.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
.
Nesta semana que precede a votação em primeiro turno, as duas questões em evidência são se a subida de Marina pode tirar Serra do segundo lugar e se haverá segundo turno nas eleições presidenciais.
A primeira é mais fácil e parece estar sendo respondida pelas pesquisas já divulgadas nestes dois dias. Marina cresce, mas não rápido o bastante para alcançar o tucano nos poucos dias que faltam.
Salvo uma inesperada e improvável tsunami verde, a candidata do PV deve terminar em um honroso terceiro lugar. Já a segunda dúvida está bem mais difícil de ser respondida.
Quatro pesquisas abriram esta semana, o Datafolha colocou o segundo turno na mídia, o Ibope jogou um balde de água fria nesta possibilidade, a pesquisa da Sensus acenou para a solução no primeiro turno, mas deixou a porta aberta para uma virada. Já o tracking diário, que está sendo realizado pelo Vox Populi, aponta consistentemente para uma decisão já no primeiro turno.
A média destes quatro resultados indica que neste momento Dilma possui 48% das intenções de voto, Serra teria 27%, Marina 13% e os outros candidatos somados 1%. Neste hipotético cenário a diferença favorece a candidata petista com 7 pontos percentuais sobre todos os demais somados.
Restariam ainda 11 pontos percentuais que, conforme a média dos resultados destas pesquisas, estariam divididos entre 4% de Brancos/ Nulos e 7% de Indecisos.
Com este quadro de intenções Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno com 54% dos votos válidos, se a eleição fosse hoje.
Porém, quando comparamos este cenário acima com o retrato que tiramos na semana passada (leia aqui), constatamos que Dilma perdeu 2 pontos percentuais, 1 para Marina e outro para os indecisos. Serra ficou estacionado.
Estas variações nas intenções de voto, mesmo que pequenas, somadas a uma diferença não tão confortável para a petista, são os principais motivos para que não se possa apontar com alguma confiabilidade se a eleição terminará ou não no próximo dia 3 de outubro.
O fato é que hoje, segundo as pesquisas, Dilma Rousseff é favorita para ser eleita já no primeiro turno. A dúvida é que até domingo ainda há espaço para que elas indiquem uma mudança.
Aguardemos pois.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário