A mais nova pesquisa Datafolha, divulgada hoje e realizada ontem, aponta a candidata Dilma Rousseff na liderança das intenções de voto com uma vantagem de 18 pontos percentuais sobre seu mais próximo perseguidor, o candidato José Serra.
.
Marina Silva aparece em terceiro lugar, 14 pontos atrás do tucano. Os demais candidatos somados não atingiram 1% das intenções de voto.
.
O Datafolha também divulgou uma pesquisa de intenção de voto em um possível segundo turno entre Dilma e Serra. Nesta hipótese a candidata de Lula vence com 52% contra 39% do tucano. Os Brancos/ Nulos somaram 5% e os Indecisos 3%. (resultados nos dois gráficos abaixo)
.
.
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Comparada a última pesquisa deste instituto Dilma caiu 3 pontos percentuais, Serra ficou no mesmo lugar e Marina oscilou 1 ponto percentual para cima.
.
Levando em conta a margem de erro, a candidata petista teria entre 44% e 48% das intenções de voto, o candidato tucano, entre 26% e 30%, e a candidata verde, entre 12% e 16%.
.
.
VOTOS VÁLIDOS
.
Segundo o Datafolha, caso a eleição fosse hoje, Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno com 51% dos votos válidos.
.
.
INTENÇÃO DE VOTO ESTRATIFICADA POR REGIÃO
.
- NORDESTE -> Dilma 59% x Serra 19% x Marina 11%
- NORTE/ CENTRO-OESTE -> Dilma 44% x Serra 30% x Marina 17%
- SUDESTE -> Dilma 41% x Serra 31% x Marina 17%
- SUL -> Dilma 39% x Serra 35% x Marina 10%
.
INTENÇÃO DE VOTO ESTRATIFICADA POR GENERO
.
- FEMININO -> Dilma 42% x Serra 30% x Marina 15%
- MASCULINO -> Dilma 51% x Serra 27% x Marina 13%
.
INTENÇÃO DE VOTO ESTRATIFICADA POR RENDA DOMICILIAR
.
- Até 2 S.M. -> Dilma 52% x Serra 25% x Marina 9%
- De 2 S.M. a 5 S.M. -> Dilma 42% x Serra 32% x Marina 17%
- De 5 S.M. a 10 S.M. -> Dilma 36% x Serra 30% x Marina 26%
- Mais de 10 S.M. -> Serra 41% x Dilma 30% x Marina 26%
.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
.
A nova pesquisa do Datafolha mantém a candidata Dilma Rousseff como vencedora das eleições no primeiro turno, mas acena pela primeira vez nesta reta final de campanha com a possibilidade de haver segundo turno.
.
Embora neste momento o favorecido por um eventual segundo turno seria o candidato tucano, é Marina Silva quem está demonstrando ter mais fôlego nesta arrancada final. Enquanto o candidato Serra ficou estacionado, a candidata verde variou 1 ponto para cima, alcançando 14%.
.
Cabe notar, porém, que dos 3 pontos perdidos pela candidata petista 2 não tiveram destino concreto, foram para os indecisos. Aparentemente esta última semana antes do pleito de 3 de outubro criou um interesse político-eleitoral maior em uma parcela dos eleitores, que resolveram então aguardar os derradeiros acontecimentos antes de decidirem seus votos.
.
A prudência nos ensina que é melhor esperar pelas pesquisas Sensus e Ibope (devem ser divulgadas até quinta-feira, assim como outra do Datafolha) para ter um quadro mais completo deste momento eleitoral. Lembrando que o Tracking realizado pelo Vox Populi (atualizado diariamente no final da tarde e disponível na coluna direita deste blog) ainda não sinalizou uma tendência de mudança significativa.
.
Independente destes resultados, a indicação de redução na vantagem de Dilma sobre os outros candidatos somados faz crescer a importância dos efeitos do debate que se realizará na próxima quinta-feira na rede Globo.
Pode residir neste embate de idéias, mostrado nas telas de todo o país, a definição sobre a necessidade ou não de um segundo turno.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário