Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

País tem quase 140 milhões de eleitores


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem que 138.490.950 brasileiros estão aptos a participar das eleições municipais de 2012 no dia 7 de outubro, quando serão escolhidos prefeitos, seus respectivos vices e vereadores nos 5.568 municípios em todo o País.

Apesar de o prazo para formalizar as candidaturas já ter se encerrado, o Tribunal ainda totaliza os pedidos e até junho registrou 464.701 candidaturas para os três cargos. São Paulo é o estado com maior colégio eleitoral: 31.229.307 pessoas aptas a votar.

Pelo calendário eleitoral, até o dia 4 de agosto poderá ser feito o pedido de impugnação de candidaturas. Isso, contudo, não impede que um candidato participe do pleito. Ele poderá concorrer sub judice até que a Justiça decida. No caso de a impugnação ser confirmada ao final do processo e o candidato tiver sido eleito, ele terá que deixar o cargo.

O Tribunal manteve a data do dia 28 de outubro para a realização de segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, com os dois candidatos mais votados.

PROPAGANDA COMEÇARÁ EM 21 DE AGOSTO

O TSE também divulgou a data quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV: será no dia 21 de agosto. A propaganda se estenderá até o dia 4 de outubro, a três dias das eleições. Contudo, os partidos e candidatos poderão fazer campanha paga até o dia 5 de outubro.

Com o uso da urnas eletrônicas e sistema informatizado de apuração, será possível conhecer os resultados das votações na noite do dia da eleição, segundo o TSE, mas oficialmente a conclusão do processo de apuração em todo o País deve ocorrer até o dia 12 de outubro. Nas cidades onde houver segundo turno, a partir do dia 13 de outubro começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que se estenderá até o dia 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário