Os resultados da prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), aplicada no primeiro semestre de 2011, demonstraram a disparidade entre o ensino público e privado no Brasil.
O exame foi aplicado a 6 mil alunos que concluíram o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental em 250 escolas públicas e particulares localizadas em todas as capitais do País e no Distrito Federal.
O direito à Educação neste país deveria ser o mesmo para todas as crianças e as diferenças de desempenho encontradas nos resultados dos estudantes de escolas públicas e privadas, mesmo considerando o nível socioeconômico deveriam ser muito menores.
No gráfico abaixo (explicado no texto posterior) é possível observar o abismo existente hoje entre o grau de conhecimento dos alunos das escolas públicas para os das particulares.
Em Matemática, apenas 32,6% dos alunos de escolas públicas alcançaram o resultado esperado, enquanto 74,3% atingiram os objetivos desejados na rede privada. A diferença se repete em Português, que teve provas de interpretação de texto e uma redação. Em Leitura, 79% dos estudantes de escolas particulares aprenderam o que era esperado, enquanto 48,6% tiveram o desempenho ideal na rede pública. Na escrita, 82,4% das crianças que estudam em escolas particulares estão no nível desejado; já nas públicas, 43,9% alcançaram o mesmo resultado.
A avaliação foi aplicada pela ONG Todos Pela Educação em parceria com o Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).
A charge que inicia o post é de autoria do cartunista Benett e foi originalmente publicada na Folha de SP
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