No gráfico abaixo podemos observar os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto para presidente, realizadas pelo Vox Populi, Datafolha e Ibope, nos dias 1 e 2 de outubro. A última coluna contém as médias destes três levantamentos.
.
Cabe observar que todos os institutos concordam que Dilma possui 47% das intenções de voto. Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais teria entre 45% e 49%.
.
Ibope e Datafolha também indicam que Serra tem 29% e Marina 16%. Já para o Vox Populi os índices estão menores para estes dois candidatos, o tucano e a verde possuem, respectivamente, 26% e 14%.
.
Levando em conta a margem de erro nas pesquisas do Ibope e do Datafolha, Serra teria entre 27% e 31% enquanto Marina estaria entre 14% e 18%. No Vox Populi o tucano possuiria entre 24% e 28% e a verde entre 12% e 16%.
.
.
MÉDIA DAS TRÊS PESQUISAS
.
Como os resultados estão próximos, a média final fica dentro da margem de erro das três pesquisas. Dilma teria 47% e uma vantagem de 19 pontos percentuais para o segundo colocado, José Serra.
.
Marina ficaria em terceiro, 13 pontos abaixo do candidato tucano. Os outros candidatos somariam 1%. (todos os resultados estão no gráfico abaixo)
.
DIFERENÇA NAS INTENÇÕES DE VOTO ENTRE DILMA E OS DEMAIS SOMADOS
No momento da realização das pesquisas a vantagem da candidata petista sobre todos os seus adversários somados, levando em conta a média dos três levantamentos, era de 2 pontos percentuais.
Projetando este índice no total de 135,8 milhões de eleitores cadastrados pelo TSE, a diferença é de 2,7 milhões de votos em favor da candidata de Lula.
.
Como temos 5% de indecisos, bastaria que 71% destes se dividissem entre os outros candidatos para que a eleição fosse para o segundo turno, com Serra enfrentando Dilma.
.
VOTOS VÁLIDOS NA MÉDIA DAS PESQUISAS
.
O percentual de votos válidos alcançado por Dilma no momento da realização das pesquisas é de 51%. Com este índice ela seria eleita presidente no primeiro turno.
.
Contudo, como veremos após o próximo gráfico, existe a margem de erro.
.
MARGEM DE ERRO NA CONTABILIZAÇÃO DOS VOTOS VÁLIDOS
.
Levando em conta os 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, Dilma teria entre 49% e 53% dos votos válidos. Em óbvia contrapartida, seus adversários somados teriam entre 47% e 51%.
.
Se a média das três pesquisas estiver correta e a candidata de Lula possuir realmente 51% dos votos válidos (isoladamente o Ibope apontou o mesmo índice), suas chances de ganhar a eleição no primeiro turno, considerando apenas a margem de erro, seriam de 75%. (confira este dado no gráfico abaixo)
.
COMENTÁRIOS FINAIS
.
Nestes últimos dois meses, desde a inauguração deste blog, acompanhamos e partilhamos com vocês todas as pesquisas divulgadas de intenção de voto para presidente.
.
Esperamos com isso ter contribuído modestamente para um melhor entendimento, mesmo que superficial, de como devem ser lidas e analisadas profissionalmente as pesquisas eleitorais.
.
Agradecemos a paciência de quem nos tem acompanhado e ficamos extremamente felizes ao constatar que tivemos, em média, 2,7 mil visitas mensais as nossas páginas. É um número acima do esperado para um blog tão novo, que não contou com nenhum tipo de divulgação externa. Muito obrigado a todos.
.
Voltando as pesquisas de intenção de voto, as conclusões destes últimos levantamentos deixaram dúvidas e certezas.
.
A principal dúvida é se haverá ou não segundo turno, o que parecia certo (terminar no 1o turno) há um mês, se desfez nesta última semana.
Cabe dizer, como foi demonstrado acima, que a eleição de Dilma no primeiro turno ainda mantém certo favoritismo, mas os resultados finais das pesquisas indicam que esta definição ainda está em aberto.
.
É certo, porém, que se houver segundo turno os candidatos serão Dilma, que terminará em primeiro, e Serra, que virá em segundo.
.
Outra certeza é que na hipótese de segundo turno Dilma entra como grande favorita para conquistar a presidência. Se isto vai se confirmar ou não, só as próximas pesquisas irão começar a contar.
.
Encerramos este post desejando a todos uma ótima eleição e independente das preferências partidárias de cada um, que seja feita a vontade da maioria.
.
Viva a democracia !
.
Leia também: RESULTADOS COMPLETOS DO IBOPE, DATAFOLHA E VOX POPULI
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário