A mais nova pesquisa Ibope, realizada entre 14 e 16 de setembro, confirma a liderança de Dilma Rousseff, aumentando para 26 pontos percentuais a vantagem para o segundo colocado, José Serra.
.
Marina Silva oscilou 2 pontos percentuais para cima e diminuiu para 14 pontos sua diferença para o candidato Serra. (ver gráfico abaixo)
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO .
Comparada com a última pesquisa deste instituto, a intenção de voto em Dilma manteve-se estável. Serra oscilou negativamente 2 pontos percentuais e Marina oscilou positivamente 2 pontos.
.
Levando em conta a margem de erro, a candidata petista teria entre 49% e 53% dos votos, o candidato tucano, entre 23% e 27%, e a candidata verde, entre 9% e 13%.
. VOTOS VÁLIDOS
.
A pesquisa Ibope indica que, se a eleição fosse hoje, Dilma estaria eleita no primeiro turno com 58% dos votos válidos (quando os votos brancos/ nulos, assim como os votos dos indecisos, são distribuídos proporcionalmente entre as intenções de voto dos candidatos).
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
A novidade desta pesquisa é o aparente crescimento de Marina, tomando pontos de Serra.
A candidata verde oscilou 2 pontos para cima e o tucano oscilou iguais 2 pontos para baixo.
A diferença entre os dois é agora de apenas 14 pontos percentuais. Levandos em conta a margem de erro, esta diferença pode ser, tecnicamente, de apenas 10 pontos.
No mais, o Ibope apenas se junta ao que já indicaram as últimas pesquisas Datafolha e Sensus, a candidata de Lula, Dilma Rousseff, deve ser eleita a primeira mulher presidente do Brasil ainda no primeiro turno, em 3 de outubro.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário