Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Crise da Meia-idade

Um belo dia você acorda e toma a consciência de que não vai mais se tornar um atleta de "alto rendimento", seu time predileto não poderá contar com seus gols, suas cestas ou suas cortadas, na decisão do título mundial de algum destes esportes que dependem de um rendimento físico acima da média.

A historinha acima é apenas um tosco exemplo do que os pesquisadores do mundo inteiro chamam de 'crise da meia-idade'. É neste momento da vida que 'cai a ficha' informando que não será mais possível realizar todos os sonhos de sucesso criados na infância e adolescência, enfim, você não é mais um jovem capaz de realizar os objetivos baseados em seus pensamentos 'mágicos' repletos de onipotência física.

A crise da meia-idade atinge homens e mulheres por todo o mundo. Em média, ela acontece no intervalo entre 40 e 50 anos de idade, variando conforme a região e os países.

A boa notícia, revelada por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick, é que este momento de depressão precede um aumento de "bem-estar" que perdurará pelo resto da vida.

A explicação mais aceita para este prognóstico indica que com a perda das altas expectativas o estresse começa a diminuir e passamos a uma estabilidade emocional que permite aceitar e compreender melhor nossos limites.

Na ilustração abaixo estão representadas a idade média em que a crise da meia-idade atinge os cidadãos de alguns países:
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick e da Universidade de Stirling
PS. Algumas informações contidas neste texto foram retiradas de materia do caderno Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário