A nova pesquisa Sensus, divulgada ontem e realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, traz a candidata Dilma Rousseff em primeiro lugar, com 50,5% das intenções de voto, 24 pontos percentuais acima do segundo colocado, José Serra, com 26,4%.
.
Em terceiro está a candidata Marina Silva, com 8,9%. Os demais candidatos juntos somam 1,5%. (ver gráfico abaixo)
.
.
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Comparando com a última pesquisa deste instituto, Dilma subiu 4,5 pontos percentuais e Serra oscilou 1,7 ponto para baixo.
.
Levando em conta a margem de erro, a candidata petista teria entre 48,3% e 52,7%, o candidato tucano, entre 24,2% e 28,6%, e a candidata verde, entre 6,7% e 11,1%. (ver gráfico abaixo com os percentuais arredondados)
.
.
VOTOS VÁLIDOS
.
De acordo com esta pesquisa da Sensus, se a eleição fosse hoje, Dilma venceria já no primeiro turno, com 57,8% dos votos válidos.
.
.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
.
Esta pesquisa Sensus quando comparada com a última pesquisa Datafolha, traz uma ligeira oscilação positiva para a candidata Dilma que aumenta sua vantagem de 23 pontos (Datafolha) para 24 pontos (Sensus) em relação ao candidato Serra.
A candidata Marina, na comparação entre os dois institutos citados, oscila negativamente 2 pontos, de 11 (Datafolha) para 9 (Sensus).
Os índices que merecem maior atenção neste momento pré-eleitoral são os de votos válidos, que podem decidir a eleição no primeiro turno se um candidato atingir 50% + 1 voto.
O percentual de votos válidos da candidata de Lula na pesquisa Datafolha era de 56%, nesta pesquisa Sensus subiu para 57,8%.
A cada pesquisa divulgada vai se consolidando mais a tendência de vitória de Dilma, já no primeiro turno.
.
Terrific, that' s exactly what I was seeking for! You just spared me alot of work
ResponderExcluir