Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PESQUISA SENSUS PARA PRESIDENTE

A mais recente pesquisa Sensus, divulgada hoje, traz a candidata Dilma Rousseff na liderança com 18 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, José Serra. (ver gráfico abaixo)
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Dilma subiu 4 pontos percentuais, atingindo 46%, enquanto Serra perdeu 4 pontos, caindo para 28%, e Marina oscilou negativamente 1 ponto, está agora com 8%.
Levando em conta a margem de erro, a candidata petista teria entre 44% e 48%, o candidato tucano, entre 26% e 30%, e a candidata verde, entre 6% e 10%. (ver gráfico abaixo)
.
VOTOS VÁLIDOS
.
Quando consideramos apenas os votos válidos, Dilma atinge 55% e, de acordo com esta pesquisa, já teria a vitória assegurada no primeiro turno. (ver gráfico abaixo)
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
.
Faltando 40 dias para a votação, esta pesquisa Sensus vem ratificar a tendência que os demais institutos já vinham apontando, a vitória definitiva de Dilma no primeiro turno.
.
Confirmando o que a última pesquisa do Datafolha já havia indicado, a candidata de Lula abre larga vantagem sobre Serra inclusive entre as mulheres. Dilma tem 43% e Serra apenas 27% entre as eleitoras do sexo feminino. Marina, neste segmento de gênero, conta com 8%.
.
Ainda falando especificamente do segmento feminino, Dilma e Marina somadas já alcançam 51% das intenções de voto e, independente dos indecisos, já garantem que a maioria absoluta das mulheres está votando em mulheres nesta eleição para presidente.
.
Os resultados regionais da pesquisa Sensus apontaram vitória de Dilma em três das quatro regiões agrupadas.
.
Na região Nordeste, Dilma conta com 62% das intenções de voto, contra 20% de Serra (na última pesquisa Datafolha, a diferença, também a favor da petista, era de 60% x 22%).
.
Nas regiões Centro-Oeste e Norte somadas, Dilma vence Serra por 45% x 26% (no Datafolha, Dilma 50% e Serra 27%).
.
Na região Sudeste, a candidata de Lula possui 39%, contra 28% de Serra (no Datafolha, 42% x 33%).
.
Já na região Sul, única em que o candidato tucano leva vantagem sobre a petista, as diferenças dos índices da Sensus para os do Datafolha chamaram a atenção.
.
Nesta pesquisa Sensus, Serra possui 48% das intenções de voto na região, contra 36% de Dilma, diferença de 12 pontos percentuais.
Na pesquisa Datafolha, Serra apresentava 40%, contra 38% da candidata petista, diferença de apenas 2 pontos percentuais, configurando empate técnico.
.
Aguardemos as próximas.
Veja também: PESQUISA DATAFOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário