segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Ler é o melhor remédio
Levantamento realizado pelo OESP a partir de dados colhidos na Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) concluíu que a maioria dos universitários brasileiros lê, em média, de 1 a 4 livros por ano.
Estes dados contrastam de forma negativa com uma pesquisa realizada em 2007 (pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência) na qual os brasileiros com formação superior liam, em média, 8,3 livros/ano.
Os públicos são diferentes, universitários X pessoas com curso superior concuído, mas de qualquer forma é alarmante o baixo índice de leitura dos nossos futuros graduados.
Cabe ressaltar que a pesquisa do Ibope Inteligência apontava uma média de 4,7 livros/ano para os brasileiros em geral, contra 10 nos EUA ou na Fança e 15 nos países nórdicos.
Dos 4,7 livros lidos pelos brasileiros, apenas 0,9 não são livros didáticos.
A Unesco recomenda que haja uma livraria para cada 10 mil pessoas. No Brasil, com 190 milhões habitantes, temos 2.700 livrarias, uma para cada 70 mil habitantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário