Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PESQUISA VOX POPULI - 2o TURNO

A nova pesquisa do Vox Populi, divulgada hoje e realizada entre 15 e 17 de outubro, aponta Dilma Rousseff em primeiro lugar com 51% das intenções de voto e uma vantagem 12 pontos percentuais sobre o candidato José Serra.
.
Considerando o total de eleitores em condições de votar no dia 31 de outubro (135,8 milhões), a vantagem da candidata petista seria de, aproximadamente, 16 milhões de votos.
Caso utilizemos a base de eleitores que efetivamente votaram no primeiro turno, a diferença favorável a Dilma estaria na casa dos 13 milhões de votos.
.

EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
Comparada a última pesquisa deste instituto, Dilma subiu 3 pontos percentuais e Serra oscilou negativamente 1 ponto.
Levando em conta a margem de erro a candidata petista teria entre 49% e 53% das intenções de voto, enquanto o candidato tucano teria entre 37% e 41%.
Os indecisos perfazem entre 2% e 4%.

VOTOS VÁLIDOS - VOX POPULI
Segundo o Vox Populi, caso a eleição fosse hoje, Dilma Rousseff seria eleita presidente com 57% dos votos válidos.
.
EVOLUÇÃO DOS VOTOS VÁLIDOS E A MARGEM DE ERRO
Quando comparamos esta pesquisa com o levantamento imediatamente anterior do Vox Populi observamos que a candidata petista subiu 3 pontos percentuais em seu total de votos válidos. Consequentemente o candidato tucano caiu 3 pontos.
Pela margem de erro Dilma teria entre 55% e 59% dos votos válidos, enquanto Serra teria entre 41% e 45%.

.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
Após o Datafolha divulgar seu levantamento, realizado nos dias 14 e 15 deste mês, mostrando estabilidade nas intenções de voto neste segundo turno, a última pesquisa do Vox Populi, realizada imediatamente depois, aponta o crescimento da candidata Dilma Rousseff e lhe confere a vantagem de 12 pontos percentuais sobre José Serra.

Este levantamento Vox Populi, realizado entre 15 a 17 de outubro, não mediu os efeitos do debate realizado no último domingo pela Rede TV/Folha ou da entrevista dada pela candidata petista ao Jornal Nacional (Rede Globo) ontem à noite.
Como já dissemos aqui, a transição do primeiro para o segundo turno favoreceu José Serra e reduziu a vantagem de Dilma. O tabuleiro eleitoral iniciou este turno decisivo com uma vantagem de apenas 6 pontos percentuais favoráveis a candidata de Lula.
Esta segunda rodada de pesquisas começou a dar movimento às peças do tabuleiro, o Datafolha indicou estabilidade e manteve a vantagem inicial de 6 pontos percentuais na intenção de voto para a petista. Já o Vox Populi apontou a ampliação da vantagem para 12 pontos, com um expressivo crescimento de Dilma em relação ao seu adversário.
Amanhã será divulgada a segunda rodada das pesquisas do Ibope e do Sensus, seus resultados poderão indicar se há estabilidade no quadro eleitoral ou se houve de fato um crescimento da candidata petista.
.
É prudente aguardar, esta eleição tem sido pautada pelas surpresas. O resultado ainda é imprevisível.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário