Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PESQUISA SENSUS - 2o TURNO

A pesquisa Sensus, divulgada ontem na calada da noite e realizada nos dias 18 e 19 deste mês, apontou Dilma Rousseff em primeiro lugar com 46,8% das intenções de voto.
.
A diferença favorável a candidata petista é de 5 pontos percentuais sobre o candidato tucano, José Serra.
.
Considerando o total de eleitores brasileiros esta vantagem de Dilma sobre Serra representaria hoje 6,8 milhões de votos.
Caso façamos a projeção sobre os eleitores que compareceram para votar no primeiro turno, esta diferença seria de 5,5 milhões de votos.
.

.
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Comparada a última pesquisa deste instituto, Dilma permaneceu com o mesmo percentual de intenções de voto e Serra oscilou 1 ponto para baixo.
.
Na margem de erro Dilma teria entre 45% e 49%, enquanto Serra teria entre 40% e 44%.
.

.
VOTOS VÁLIDOS - SENSUS
.
Segundo esta pesquisa Sensus, se a eleição fosse hoje, Dilma Rousseff seria eleita presidente do Brasil, com 52,8% dos votos válidos.
.
.
EVOLUÇÃO DOS VOTOS VÁLIDOS E A MARGEM DE ERRO
.
Quando comparamos este levantamento com a pesquisa Sensus anterior, observamos que a diferença favorável a Dilma nos votos válidos aumentou em 2 pontos percentuais.
.
Na margem de erro a candidata petista teria entre 51% e 55% dos votos válidos, enquanto o candidato tucano teria entre 45% e 49%.
.
.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
.
A pequena variação em favor de Dilma, ocorrida entre os resultados da pesquisa anterior e os desta pesquisa, foi o suficiente para eliminar a possibilidade de empate técnico.
.
Segundo este levantamento, mesmo no limite inferior da margem de erro a candidata de Lula estaria em vantagem sobre seu adversário e venceria a eleição neste segundo turno.
.
Porém, uma diferença de 6 pontos percentuais nos votos válidos, restando 11 dias para a votação, não garante uma eleição tranquila para Dilma.
.
Cabe ressaltar que com estes 6 pontos a pesquisa Sensus difere consideravelmente dos resultados das pesquisas mais recentes do Vox Populi (a diferença apontada em favor da petista é de 14 pontos) e do Ibope (diferença de 12 pontos favorável a Dilma).
.
A terceira rodada de pesquisas, que deve começar com o Datafolha na sexta-feira, poderá balizar melhor esta disputa de índices.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário