.
A candidata Marina Silva aparece em terceiro lugar com 10% das intenções de voto. (ver gráfico abaixo)
.

EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Dilma oscilou 1 ponto para cima, em relação a última pesquisa realizada por este instituto há nove dias, e Serra oscilou 1 ponto para baixo. Marina também oscilou 1 ponto, para cima, nesta pesquisa.
.
Levando em conta a margem de erro, a candidata petista tem agora entre 48% e 52% das intenções de voto, o candidato tucano, entre 26% e 30%, e a candidata verde, entre 8% e 10%. (ver gráfico abaixo)

VOTOS VÁLIDOS
.
De acordo com esta pesquisa do Datafolha, Dilma teria 56% dos votos válidos e estaria eleita no primeiro turno. (ver gráfico abaixo)

INTENÇÃO DE VOTO POR REGIÃO
- NORDESTE -> Dilma 61% x Serra 20% x Marina 6%
.
- NORTE/ CENTRO-OESTE -> Dilma 51% x Serra 29% x Marina 10%
.
- SUDESTE -> Dilma 44% x Serra 33% x Marina 12%
.
- SUL -> Dilma 44% x Serra 31% x Marina 9%
.
INTENÇÃO DE VOTO POR SEXO
.
- MULHERES -> Dilma 46% x Serra 29% x Marina 10%
.
- HOMENS -> Dilma 54% x Serra 28% x Marina 9%
.
REJEIÇÃO (em quem não votaria de jeito nenhum)
.
- SERRA -> 31%
.
- DILMA -> 21%
.
- MARINA -> 17%
.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
Com oscilações, dentro da margem de erro, de 1 ponto percentual (Dilma e Marina, para cima, e Serra, para baixo), esta pesquisa Datafolha apenas repete os resultados finais da última pesquisa do Ibope.
Levando em conta que esta pesquisa foi realizada entre 2 e 3 de setembro, e a pesquisa do Ibope, entre 31 de agosto e 2 de setembro, podemos concluir que as intenções de voto estão se definindo, isto é, as escolhas por parte dos eleitores começam a ganhar um formato final com poucas chances de alterações significativas.
Como já dissemos nos comentários da pesquisa Ibope, os resultados das próximas pesquisas destes dois institutos serão muito importantes para confirmar, ou não, a tendência de "acomodação" das intenções de voto para presidente. Caso se confirmem, Dilma deverá ser eleita a primeira mulher presidente do Brasil em 3 de outubro, no primeiro turno.
.
LEIA TAMBÉM NESTE BLOG: PESQUISA IBOPE PARA PRESIDENTE
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário