Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PESQUISA IBOPE PARA PRESIDENTE

O Ibope divulgou na última sexta-feira uma nova pesquisa de intenção de voto que apenas repetiu os resultados que já haviam sido registrados em seu levantamento anterior.
Na pesquisa estimulada, Dilma manteve a liderança com cinco pontos de vantagem sobre Serra, o segundo colocado, e Marina, em terceiro lugar, oscilou positivamente de 7% para 8%.
Nenhum outro candidato alcançou 1% dos votos. (ver resultados no gráfico abaixo)
.


Com margem de erro de 2.0 pontos percentuais, para cima ou para baixo, Dilma teria entre 37% e 41% dos votos, Serra entre 32% e 36% e Marina entre 6% e 10%.
Quando consideramos apenas os votos válidos, retirando os brancos/nulos e redistribuindo proporcionalmente os indecisos, Dilma aparece muito próxima de uma vitória definitiva ainda no primeiro turno, com 48%. Serra e Marina, os únicos outros candidatos que pontuaram neste levantamento, perfazem 52%. (ver gráfico abaixo)
Cabe lembrar que com 50% + 1 dos votos válidos, um candidato se elege no primeiro turno. Dilma, dentro da margem de erro, já poderia ter 50%.

As entrevistas, realizadas antes do debate de quinta-feira, demonstraram certa estabilidade na intenção de voto, indicando que Dilma deverá continuar em primeiro até, pelo menos, o começo do horário eleitoral na TV e rádio, em 17 de agosto.
A pesquisa do Ibope confirma o que outros dois institutos já haviam apontado, a candidata do PT superou o candidato tucano neste momento da corrida eleitoral.
O Vox Populi deu, em seu último levantamento, uma vantagem de oito pontos percentuais a Dilma (41%) sobre Serra (33%) e a última pesquisa Sensus indicou uma vantagem ainda maior, dez pontos, com a candidata de Lula aparecendo com 41,6% e o candidato de FHC com 31,6%.
O Datafolha, único até agora a não apontar a petista na liderança, apresentou em seu último levantamento um empate técnico entre Serra (37%) e Dilma (36%) e deve divulgar nova pesquisa no próximo fim de semana, poucos dias antes do começo do horário eleitoral.
.
Faltando aproximadamente dois meses para a votação no primeiro turno, já é possível imaginar os próximos passos desta corrida eleitoral.
A candidata petista, com Lula entrando de vez na campanha da TV e rádio, fará tudo que for possível para que a eleição acabe ainda no primeiro turno. Terá mais tempo no horário eleitoral que seus adversários e, provavelmente, mais recursos financeiros à disposição para a campanha.

O candidato tucano deve apostar suas "últimas fichas" na propaganda eleitoral gratuita e no confronto de ideias com sua principal adversária, em debates com maior audiência e visibilidade.
Marina teria alguma chance? O "emergente" Plínio passará a pontuar com alguma relevância?
Acompanhar a "dança dos números" das pesquisas, especialmente nas primeiras semanas após o início do horário eleitoral, deve esclarecer as principais dúvidas e projetar o que nos espera em 3 de outubro.
.

4 comentários:

  1. Dilma vai ganhar com um pé nas costas, Serra é odiado até dentro do PSDB.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o Plínio vá pontuar na próxima pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Tudo "de novo" = igual.

    ResponderExcluir
  4. Quando teremos outra pesquisa do Ibope? Vcs sabem?

    ResponderExcluir