Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

PESQUISA DATAFOLHA PARA PRESIDENTE

A mais nova pesquisa Datafolha, divulgada hoje, traz a candidata Dilma Rousseff na liderança com 17 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, José Serra. (ver gráfico abaixo)
.
Esta é a primeira pesquisa divulgada após o início do programa eleitoral no rádio e na TV.
.
.
EVOLUÇÃO DAS INTENÇÕES DE VOTO E A MARGEM DE ERRO
.
Dilma, que já havia crescido 4 pontos na última pesquisa Datafolha, subiu mais 6 pontos e alcançou 47% das intenções de voto. Na contramão o candidato Zé perdeu mais 3 pontos, caindo para 30%. Marina oscilou negativamente 1 ponto e está agora com 9%.
.
Levando em conta a margem de erro, a candidata petista teria entre 45% e 49%, o candidato tucano, entre 28% e 32%, e a candidata verde, entre 7% e 11%. (ver gráfico abaixo)
.
.
VOTOS VÁLIDOS
.
Quando consideramos apenas os votos válidos (retirando os brancos/ nulos e distribuindo proporcionalmente os indecisos), Dilma atinge 54% e, pela primeira vez entre os resultados das pesquisas do Datafolha, teria a vitória assegurada já no primeiro turno. (ver gráfico abaixo)
.
Ressaltamos que com 54% a candidata de Lula supera os 50% + 1 voto, mesmo levando em conta a margem de erro desta pesquisa.
.
.
COMENTÁRIOS DO TERRITÓRIO DE PESQUISAS
.
A pouco mais de um mês da votação os resultados das pesquisas começam a convergir para a vitória definitiva de Dilma no primeiro turno.
.
A candidata de Lula vence o candidato tucano com ampla vantagem na região Nordeste (60% x 22%) e nas regiões Norte/Centro-Oeste (50% x 27%).
.
A maior surpresa acontece na região Sudeste, onde Dilma cresceu 9 pontos em apenas 30 dias enquanto Serra caiu 7 pontos no mesmo período. Dilma lidera agora nesta região com 42% contra 33% do tucano.
.
O último bastião do PSDB, a região Sul, parece dar sinais de que também vai capitular. Serra tem hoje 40% e Dilma encostou com 38%. Este resultado aponta um empate técnico, dentro da margem de erro.
Na região Sul a candidata petista subiu 6 pontos nos últimos 30 dias, enquanto o candidato tucano caiu 5 pontos no mesmo período.
.
Outro ponto a ser destacado é o crescimento de Dilma, registrado nos últimos 30 dias, entre as eleitoras. A candidata petista subiu 13 pontos entre os votos do sexo feminino, enquanto Serra caiu 7 pontos.
Esta eleição, ao contrário do que indicava os primeiros resultados das pesquisas, está mostrando que mulher também vota em mulher.
.

Um comentário:

  1. Ótimos comentários! Gostei principalmente de ver que as mulheres estão mudando!

    ResponderExcluir