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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MARGEM DE ERRO E INTERVALO DE CONFIANÇA

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Toda pesquisa quantitativa com base estatística "séria" publica junto com seus resultados o "Intervalo de Confiança" e a "Margem de Erro" do estudo apresentado.
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O Intervalo de Confiança - em geral, institutos utilizam o intervalo de 95% - significa, em poucas palavras, que, se repetida a pesquisa nas mesmas condições, datas e com a mesma metodologia, em cada 100 aplicações, 95 repetiriam o resultado dentro da margem de erro (estamos usando aqui o exemplo de intervalo de confiança = 95%).
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A Margem de Erro significa um determinado número de pontos percentuais, para mais ou para menos, em que um resultado da pesquisa pode variar sem que isto configure uma alteração no percentual de respostas retratado pelo resultado. Achou difícil? Vamos a um exemplo...
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Quando divulgamos, por exemplo, uma pesquisa com margem de erro de 2 pontos percentuais em que o candidato "X" tem 25% das intenções de voto e o candidato "Y" tem 21%, tecnicamente, estamos dizendo que estes candidatos podem estar empatados, pois o candidato "X" pode ter entre 27% e 23% enquanto o candidato "Y" pode ter entre 23% e 19%. No rigor estatístico ambos poderiam ter 23%, portanto, tecnicamente, podem estar empatados.
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A margem de erro é calculada, principalmente (mas não somente), em função do número de entrevistas de cada amostra em relação ao universo a ser estudado. Em termos gerais, quanto maior for a amostra menor será a margem de erro.
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2 comentários:

  1. Parabéns pelo Post! Muito bom o esclarecimento!

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  2. Gostaria de saber se o Censo 2010 também usará amostra ou entrevistará todo mundo?

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